05 setembro 2006

Oficinas de blogs nas escolas

Visando aplicar as pesquisas voltadas a ambientes de interação e comunicação realizadas por assessores pedagógicos da CRTE (Coordenação Regional de Tecnologia na Educação) do Paraná, em especial, o blog, elaboramos em caráter colaborativo a oficina "Blogando Com Ciência" destinada a alunos e "Pedagogia do Blog" a professores participantes do evento Educação Com Ciência,

A oficina Blogando Com Ciênciatem como objetivo levar os alunos a desenvolverem a oralidade e a escrita, além de aguçar o espírito de pesquisa, sempre tendo o cuidado de orientá-los quanto à questão de Direitos Autorais e uso de imagem.
Nesta oficina, os alunos são instigados a produzir textos, entrevistas em áudio, pequenos vídeos sobre temas diversos e assuntos voltados àquilo que vivenciam, descobrem e aprendem no evento. É importante frisar que temos observado nos resultados de investigações junto aos professores, que há uma grande dificuldade em fazer seus alunos escreverem. Acreditamos que esse problema tem como causa a falta de objetividade da escrita em sala.

Pois em uma aula tradicional de produção de texto, o aluno possivelmente se pergunte pra quem eu to escrevendo? E porque estou escrevendo? Porém quando o estudante está utilizando o ambiente do Blog, ele sente-se motivado a escrever e reescrever o seu texto, tornando-o mais coeso, coerente e claro possível, porque ele sabe que terá alguém que verá o seu trabalho e ainda fará comentários. Portanto o aluno-autor adquire mais responsabilidade quando escreve no blog, Pois está escrevendo pra várias pessoas, fato este que não acontece em sala, uma vez que o educando quando produz uma redação no ambiente da sala de aula, só terá um leitor, o professor, que corrige e faz uma porção de observações em vermelho no seu texto e, em seguida devolve para ele, que o descarta.

Porém, quando os alunos se utilizam do blog, um ambiente de comunicação e interação para publicação de suas produções, essas adversidades desaparecem e eles desenvolvem, rapidamente a oralidade e a escrita, estabelecendo elos reais e virtuais através dos trabalhos por eles desenvolvidos. Essas constatações surpreendentes foram possíveis, graças aos resultados obtidos na oficina. Já que, mesmo a curto prazo, é possível conseguir resultados significativos em relação à utilização dos recursos tecnológicos, desenvolvimento oral, escrito e também, em suas relações inter-pessoais.

A metodologia da oficina é bem simples. Os alunos se tornam repórteres do Educação Com Ciência, evento que apresenta à comunidade projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos das escolas públicas, e o instrumento de publicação de suas reportagens é um blog.

Percebemos que os alunos, quando desafiados, são capazes de surpreender, e ao atribuir a eles responsabilidades, motivando-os através da dinamicidade dos recursos tecnológicos, o professor estabelece um vínculo que é capaz de auxiliar significativamente no processo ensino-aprendizagem.
Através do trabalho desenvolvido na oficina Blogando Com Ciência, foi possível constatar o encantamento deles, diante da busca e das descobertas e ainda, uma preocupação com a qualidade das produções, uma vez que estas são publicadas e ficam à disposição para consulta de outros internautas. Assim, é comum eles solicitarem nossa presença para expor dúvidas relacionadas a coesão e coerência do texto que estão produzindo antes de os publicarem.

Já a oficina "Pedagogia do Blog", destinada a professores, intenciona apresentar as especificidades técnicas da ferramenta "blog" e discutir sobre sua aplicabilidade na prática pedagógica. No blog geral, os participantes inserem fotos e produções textuais, que vão desde apresentação de cada um até reflexões sobre o Evento Com Ciência e também sobre a oficina. Esse momento é importante para criar uma intimidade com esse recurso tecnológico.

Outro desafio que propomos aos participantes, que não ocorre na oficina com os alunos, é a criação de um blog pessoal, sempre enfatizando a importância de manter esse espaço atualizado com novas produções, pois é isso que dá vida ao mesmo. Esse exercício aguça o espírito do educador, que vê nesse recurso tecnológico inúmeras possibilidades de trabalho com os aluno em sala de aula.

Paralelo a isso, ocorre a leitura e discussão do texto: SETE MOTIVOS PARA CRIAR UM BLOG de Betina von Staa, momento este, em que os professores falam sobre a viabilidade ou inviabilidade de utilização da ferramenta dentro de sala, suas potencialidades e limitações gerando um debate rico e democrático. É importante frisar que essa discussão acontece após o conhecimento instrumental.da ferramenta.
A fascinação dos docentes é tão grande quanto a dos alunos, pois a maioria nunca havia tido contato com o blog e alguns nem com o computador ou a Internet.

(de "Blogando Com Ciência" e "Pedagogia do Blog")

• ir para Toscorama.